Artes e Artesanato Polonês 
Culturartepolonesa 
Culturartepolonesa 

Artes e  Artesanato Polonês 

 

      

    Nas Colônias Polonesas do Paraná, como na Colônia Dom Pedro II/Campo Largo/PR, a arte popular e o artesanato se originou com a vinda dos imigrantes poloneses no período de 1876 e foi  passado para outras gerações. 

     Conforme a tradição as mulheres das Colônias confeccionavam as flores para decoração das casas para os dias das festas, principalmente no período das comemorações das festas de natal, páscoa, casamento e batizados.

        O artesanato Polonês configura-se por várias modalidades. Entre as artes mais populares encontra-se os entalhes em madeira, a pintura , os recortes em papel (wicinanky),  as pêssanky, bonecas polonesas de pano, matrioskas (babuszkas) de pano, bordados diversos com franjas de amarração, panos de parede com bordados com motivos florais, animais e pessoas. Faziam a "arte de aranhas", pająki confeccionadas e organizadas em estilo de aranha, para decoração, eram penduradas no teto das casas, assim como  os recortes em papel (wicinanky),  usavam para a confecção de flores de papel, para a decoração do interior das casas e os altares.

      O artesanato Polonês e os bordados caracterizavam o trabalho da mulher prendada nas Colônias polonesas para a decoração da casa da família. 

    Várias mulheres se destacaram como Floristas na Colônia Dom Pedro II e confeccionavam vários tipos de flores para as suas famílias e para a revenda, atendendo às diversas comemorações e para as festas e casamentos. Entre elas se destacava a Angelina Biernaski, a Natália Ales Sikora, Rosa Ales Biernaski, Catarina Mika entre outras que se dedicavam a esse trabalho, Sikora, Mafalda Ales (2014).

     Atualmente o "Artesanato Polonês" se configura por diferentes modalidades, porém mantendo as características da etnia polonesa.

   Artesanato Polonês - Pode ser encontrado nestes endereços: 

 - No Restaurante Nova Polska - Colônia Dom Pedro II/ Campo Largo/PR;

 - No Memorial Polonês - Bosque do Papa / Curitiba/PR;

 - Na Colônia Murici- Caminhos do Vinho - São Jose dos Pinhais;

 - Loja - Leve São Miguel - Ao lado da Igreja São Miguel - Tomás Coelho/Araucária;

 - No Parque Cachoeira - Araucária/ PR 

      

  Partes do conteúdo extraído da Dissertação de Mestrado. Em conteúdos, (citações em estudos e pesquisas), favor referenciar  os  Autores, sob consulta no - Link de acesso -  CT_PPGTE_M_Sikora, Mafalda Ales_2014.pdf. 

 

SIKORA, Mafalda Ales. As políticas de imigração no Brasil nos séculos XIX e XX e o desenvolvimento de territórios: Estudo de Caso da Colônia Dom Pedro II - Campo Largo  Paraná. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. UTFPR, 2014.

   

Publicação e fotos de Mafalda Ales Sikora

© 2015 por Culturarte.polonesa. Orgulhosamente criado com Wix.com