Culturartepolonesa 
Culturartepolonesa 

 Tradições Polonesas -  Casamento Polonês 

     

    

   Nas Colônias Polonesas do Paraná, desde a emigração, os poloneses expressavam a sua cultura, costumes e tradições, originadas da Polônia e realizavam as festas de casamento em sua originalidade. Assim, desde o final do século XIX e no decorrer do século XX, os tipos de festas  de casamento se realizavam conforme os costumes dos ancestrais poloneses e foram passando para as gerações.

   Conforme Sikora e Belinoski (1997), a cultura polonesa é representada pelas várias tradições polonesas, entre elas encontram-se  as festas de casamento onde são vividos os costumes e tradições da cultura. 

    A  manifestação das tradições culturais como o casamento polonês, se manteve presente na vida dos poloneses em várias colônias.

    Na Colônia Dom Pedro II, desde o início da imigração (1876), procuravam manter a tradição do casamento realizada pelos imigrantes. 

   As festas de casamento entre os preparativos e a sua realização, duravam uma semana. Segundo Mafalda Ales Sikora (2002), o casamento polonês se constituía no acontecimento importante da Colônia. Esta festa se realizava de acordo com os costumes dos antepassados que trouxeram da Polônia, seguindo todos os rituais presentes na celebração religiosa, e depois seguida da festa na residencia da família da noiva, a decoração, as comidas, bebidas, a música, as danças e a cantoria. 

    Nas primeiras décadas da imigração, a partir de (1876), os casamentos eram arranjados pelos pais e mais tarde a escolha era voluntária. 

   Nas décadas até 1980 a festa de Casamento Polonês na Colônia se realizava seguindo ainda vários rituais. Nos anos seguintes sofreu algumas  mudanças, devido as influencias de outras etnias. E assim, as celebrações de Casamento Polonês muitos dos rituais deixaram de ser realizados nas cerimônias matrimoniais. 

   Atualmente as festas de casamento na Colônia Dom Pedro II e nas colonias locais, se realizam em salões de festas das igrejas ou restaurantes da região, organizados por profissionais e decorações distintas, porém ainda nas famílias mais tradicionais, se preservam algumas tradições de Casamento Polonês com base na cultura polonesa e que refletem o patrimônio histórico e cultural da região.  

   No decorrer desse último séculos a cultura e as tradições sofreram influencias de outras nacionalidades, e poucas ainda perpetuam nos dias atuais.           

  Partes do  conteúdo, extraído da Dissertação de Mestrado. No uso de conteúdos, (citações em estudos e pesquisas), favor referenciar os Autores, sob consulta.  

   Link para Dissertação: Link -  CT_PPGTE_M_Sikora, Mafalda Ales_2014.pdf

 

     Referencia:

  - SIKORA, Mafalda Ales. As políticas de imigração no Brasil nos séculos XIX e XX e o desenvolvimento de territórios: Estudo de Caso da Colônia Dom Pedro II - (Campo Largo – Paraná) 2014. 210 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.   

  - SIKORA, Mafalda Ales. Poloneses: sua Historia, sua Cultura: Casamento Polonês. Campo Largo Pr: Gráfica Pema/Central da Propaganda. Em 05 jul. 2008 (Revista).

 

 

Publicação e fotos de: Mafalda Ales Sikora

© 2015 por Culturarte.polonesa. Orgulhosamente criado com Wix.com