MUSEU DA ETNIA POLONESA

Foto:Culturartepolonesa.
Foto:Culturartepolonesa.
Foto:Culturartepolonesa.
Foto:Culturartepolonesa.
Foto:Culturartepolonesa.
Foto:Culturartepolonesa.
Foto:Culturartepolonesa.
culturartepolonesa   

MUSEU ETNOGRÁFICO - Centro Histórico e Cultural Polska

 Colônia Dom Pedro II – Campo Largo /PR

                                                                                                        OBS: Ver informações de referencia do Museu no final desta página.

       

      O MUSEUCentro Histórico e Cultural Polska. Constituído como Museu Etnográfico, de patrimônio material e imaterial da etnia polonesa.

      O Museu é composto por duas Casas de Troncos do final do século XIX (1875/1876).

      A 1ª Casa, (da direita) denomina-se de Casa Escola Jacob Niemiec de 1875.

      A 2ª Casa (da esquerda), denomina-se como Casa de Cultura Adão Rugiski.

     

     As Casas de Troncos foram construídas em estilo colonial, arquitetura eslava europeia, da tradição polonesa, conforme o modelo de casas das aldeias do Sul da Polônia. São de madeira, troncos de pinheiro araucária, falqueados e encaixados em sistema de espinha de peixe, sem uso de pregos. Possuí telhados em duas águas e cobertas com telha de cerâmica. Sua cobertura de origem era de pequenas tabuinhas (gonty), com forte caída, para evitar acúmulo de neve e servia o sótão para uso de mais cômodos. Servia de moradia aos seus familiares. A casa em sua construção, era acompanhada de paióis ao lado, para guardar as ferramentas de trabalho, os arreios de cavalos e a produção agrícola. 

     Os imigrantes poloneses, se utilizavam da grande demanda da madeira e usavam como matéria prima disponível para construção das casas de troncos de madeira e mais tarde se utilizavam da madeira serrada de forma manual em estaleiros na própria mata. Com a madeira, construíam as carroças, os objetos de uso doméstico e os  instrumentos de trabalho para as atividades agrícolas conforme a tecnologia da época, o saber e o conhecimento, trazido das Aldeias Rurais da Polônia.

      As Casas de Troncos(1875/1876), localizadas na Colônia Dom Pedro II, passaram por várias gerações. Depois foram doadas pelas famílias descendentes de emigrantes, de José Schysta e Bernadete Gogola e Afonso Gogola e Célia Ales, as quais  foram relocadas para a sede da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação da Colônia Dom Pedro II/Campo Largo, com todas as suas características naturais do local de origem, para se tornar um Museu.

     MUSEUCentro Histórico e Cultural Polska

    O Museu é composto por duas Casas de Troncos do final do século XIX (1875/1876). Este Museu resultou de um projeto e parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Largo, Campo Magro, Cocel, IPUC/Curitiba e Comunidade da Colônia Dom Pedro II.

      O Museu foi inaugurado em 9 de julho de 2000, como MUSEUCentro Histórico e Cultural Polska. É um espaço histórico-cultural aberto ao público.  

     Os objetos do Museu foram doados pelos descendentes de imigrantes poloneses, moradores da Colônia Dom Pedro II e de outras Colônias locais. Tem como objetivo preservar a história e a memória da emigração polonesa na Colônia Dom Pedro II – Campo Largo /PR.

     A história corresponde ao final do século XIX e início do século XX, do período culminando com o final do Império e início da Republica do Brasil. O patrimônio material e imaterial é resultado da chegada dos imigrantes europeus (poloneses) para esta colônia, a partir de 1876. Compõe-se da etnografia que compreende a vida do povo polonês, sua língua, raça, religião, trabalho, folclore, costumes e tradições.

     A cultura material se constitui pelo mobiliário, ferramentas, instrumentos de trabalho e diversos utensílios. E o patrimônio imaterial expressa a representação da língua, da tradição, costumes, da religião, religiosidade, os quadros sacros, ornamentos, as artes de recorte de papel (wicinanki), os saberes, a história, a memória com os quais os poloneses buscavam manter a sua sobrevivência. 

     O Museu é administrado pelo Conselho Administrativo Econômico Paroquial - CAEP, da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação da Colônia Dom Pedro II/Campo Largo/PR. É um espaço histórico-cultural aberto ao público em geral em dias programados ou sob agenda.

 

         CASA 01 - MUSEU: CASA ESCOLA  JACOB NIEMIEC  - 1875

      A Casa Escola Jacob Niemiec, foi construída pela família de Jacob e Katarina Niemiec vindos da Polônia em 1875. Se compõe por 02 cômodos e sótão. Era utilizada como moradia para a família. Na entrada da casa encontra-se o registro histórico e descreve a sua origem, seus habitantes e a história composta por várias gerações de famílias, que herdaram a casa de troncos. Jacob Niemiec, era um Senhor letrado, que no período da imigração destinou uma sala da casa para ministrar aulas em sua residência, para os filhos de imigrantes da Colônia. Neste sentido, foi constituída a 1ª Escola Étnica Polonesa da Colônia Dom Pedro II no Município de Campo Largo, permanecendo até 1908. Passou por várias gerações de herdeiros e em 1999 a centenária Casa de Troncos,  foi doada para a Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, para compor o Museu.

      CASA 02 - MUSEU: CASA DE CULTURA ADÃO ROGICKI - 1876

     A Casa de Cultura Adão Rugiski, foi construída pela família de José Rogicki e Maria Biernaski, vindos da Polônia em 1873. Tiveram o filho Adão Rogicki que casou-se com Leonora Selusniak e depois essa casa foi doada em herança para posteriores gerações. A casa se compõe pelo hal central, três cômodos e sótão. Na entrada da casa encontra-se o registro histórico e descreve a sua origem, seus habitantes e a história composta por várias gerações de famílias, que usufruíram da casa por herança. Em 1999 esta casa foi doada para a Comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação da Colônia Dom Pedro II/Município de Campo Largo/PR, para compor o Museu da Etnia Polonesa.

 

        No uso de conteúdos desta página (citações em estudos e pesquisas), favor fazer referencia, como:

        Museu: Centro Histórico e Cultural Polska. Colônia Dom Pedro II - Campo Largo/PR, 2000 - encontrado em: http://www.culturartepolonesa.com/

       As Fotos do Site: São de uso exclusivo desta pesquisadora.

    “É vedada a utilização de quaisquer informações ou fotos contidas na publicação desta página, MUSEU, para qualquer fim, seja, comerciais ou lucrativos, sem autorização”.

 

 

Pesquisa, Publicação e fotos de: Mafalda Ales Sikora

© 2015 por Culturarte.polonesa. Orgulhosamente criado com Wix.com