Folclore Polones - Colonia Dom Pedro II
Tradição do Folclore Polonês
Folclore- Zabawe Polskie
Folclore- Zabawe Polskie
Veste de folclore e vestimenta tÃpica da mulher polonesa de passeio ou missa. Usa lenço na cabeça. Foto de 1997.
Folclore- Zabawe Polskie
Culturartepolonesa
Culturartepolonesa
Culturartepolonesa
Folclore Polonês - Colônia Dom Pedro II
Publicação e fotos: Mafalda Ales Sikora
Folclore: Os imigrantes das Colonias Polonesas no Paraná, provém de várias regiões da Polônia.
Os poloneses da Colonia Dom Pedro II/Campo Largo, são provenientes das localidades da Galícia, região de domínio Austro-húngaro no período da imigração (1876), atual Kracóvia. E o traje usado pelo Grupo Folclórico "Zabawe Polskie" desta Colonia, caracteriza essa região da Polônia.
GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS “ZABAWY POLSKIE”
Histórico
O Grupo Folclórico da Colônia Dom Pedro II foi criado em 1966. Sua formação ocorreu com a vinda do Pe. Victor Pazrek na Paróquia da Colônia Orleans, o qual também atendia a Capela de Nossa Senhora da Anunciação. Em suas atividades pastorais, criou o Grupo Folclórico da Colônia Dom Pedro II com o apoio das Irmãs da Sagrada Família de Maria, desta comunidade. Foram adquiridos trajes folclóricos e os ensaios aconteciam com a ajuda das Irmãs no Colégio. O Grupo Folclórico da Colônia Dom Pedro II, passou a se apresentar em várias festas nas paróquias do Município e na região de Curitiba, São José dos Pinhais e em outros lugares e nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com a saída do Pe. Victor Pazrek da Paróquia, as Irmãs do Colégio da Colônia Dom Pedro II, assumiram a coordenação do Grupo Folclórico Polonês e a guarda dos Trajes Folclóricos. O grupo permaneceu por alguns anos com apresentações em Festas nas comunidades locais, nos desfiles cívicos do Município e na Festa do Centenário da Imigração Polonesa em 1976. Nos anos seguintes houve somente representações étnicas de crianças, com seus trajes folclóricos em inaugurações, visitas do Clero, bispos e de autoridades do município e outros.
Novo Período do Folclore
Em 2010 na época do Pe. Estacio Slowik e com o apoio do CAEP, o Grupo Folclórico foi reativado com o intuito de estimular crianças e adolescentes no resgate e preservação da cultura polonesa, por meio das danças e música folclórica polonesa, em respeito aos imigrantes e seus ancestrais. Assim, sob a coordenação de Faustina Kmiecik e apoio de Mafalda Ales Sikora formou-se o Grupo Folclórico Polonês. Para iniciar as atividades e coreografias foi convidada a Professora Filomena Dombroski Ramos e junto com a Professora Simone Nalepa, especialista em folclore, musica e danças, iniciaram o trabalho que se manteve até 2012.
O grupo foi formado por Crianças e Adolescentes da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, na faixa etária entre 7 a 14 anos, por 32 integrantes, denominado de "Grupo Folclórico Polonês da Colônia Dom Pedro II".
Grupo Folclórico “Zabawy Polskie”
Em março de 2011, o grupo folclórico ficou denominado, de Grupo Folclórico “Zabawy Polskie” da Colônia Dom Pedro II. Seus ensaios aconteciam aos sábados à tarde no Salão de reuniões da paróquia.
Entre 2012/2013 o Grupo se manteve sob a Coordenação de Lúcia Kmiecik e apoio de Mafalda Ales Sikora. Nessa época a ex-integrante do Folclore, Claudiane Bilinoski realizava os ensaios, com o apoio de Faustina K. Gogola responsável pelos trajes. Em 2013 Guilherme Oliveira ex-integrante do Folclore Wiosna de Campo Largo assumiu os ensaios até 2015. E a partir de 2016 sob a Coordenação de Mafalda Ales Sikora e equipe, Claudiane Bilinoski reassumiu o Grupo Folclórico e desenvolveu um trabalho com muita dedicação. Neste ano de 2018, recebemos um apoio do Governo da Polônia, por meio do Consulado da Polônia de Curitiba, para a confecção dos Trajes Folclóricos- Tipo Krakoviak.
Em 2019 a Professora e Coreógrafa com mestrado na Polônia, Carolina Scapin Moenik assumiu o Grupo Folclórico “Zabawy Polskie” e fez um excelente trabalho e se manteve até 2020, tendo o trabalho interrompido pela Pandemia da Covid-19.
Em abril de 2022 o Grupo Folclórico “Zabawy Polskie" retomou as suas atividades com a Professora Simone Nalepa, a qual sempre se dedicou com muito carinho ao trabalho do folclore, até a atualidade. O Grupo se compõe com 37 integrantes infantil e juvenil, originados das famílias descendentes de imigrantes das três colonias polonesas, Colonia Dom Pedro II/Colonia Figueiredo e Colonia Rodrigues. É mantido pela Paróquia com o apoio dos pais.
​
​
Referencias:
Partes do conteúdo extraído da Dissertação de Mestrado. No uso de conteúdos, (citações em estudos e pesquisas), favor referenciar os Autores, sob consulta. Link para Dissertação: Link - CT_PPGTE_M_Sikora, Mafalda Ales_2014.pdf
Ales Sofia; Bilinoski Barbara; Bilinoski Estanislau; Sikora Miguel; Valenga, Maria. Nalepa,Vitória. A Entrevista com historia oral sobre a Colônia Dom Pedro II. Campo Largo/Pr: 1997/2008;
​
​